O ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Design de Equipamento, compreende seis semestres curriculares (três anos curriculares), sendo concedido o grau de licenciado a quem nele obtiver 180 ECTS.
Objetivos
Esta licenciatura/1º ciclo de estudo em Design de Equipamento tem como objetivo geral tanto formar profissionais aptos a elaborar, desenvolver e coordenar projetos ou outras atividades de Design que se enquadram nesta área e com a complexidade relativa a este nível de formação, como constituir um primeiro patamar de estudos (nos domínios do Design de Produto, Design Urbano e de Interiores e Estudos de Design), bem como em função do ensino desta área científica. Através de um ensino ao nível do 1.º Ciclo de Estudos, é promovida a aquisição de práticas e conhecimentos científicos específicos, de modo a que seja possível ao licenciado a resolução dos problemas da sua atividade fazendo uso das capacidades de processamento e aplicação dos conhecimentos adquiridos, os quais também são renovados autónoma e continuamente através das competências adquiridas.
Informação legal
Ciclo de estudos acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 11 de maio de 2018.
Registado pela Direção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/A-Cr 117/2018. Estrutura curricular e plano de estudos publicados no Despacho n.º 6843/2019, em Diário da República, 2ª série, n.º 145, de 31 de julho de 2019.
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Consulte aqui o Plano de Estudos (pdf) do curso.
Saiba mais sobre o regime de avaliação de conhecimentos, nomeadamente precedências, regras de inscrição e transição de ano curricular, no Guia Digital da Licenciatura.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Design Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes estão especificamente aptos a desenvolver as atividades de Designer de produto, industrial ou de equipamento e de Designer de interiores, espaços ou de ambientes. Podem ainda prosseguir a atividade de investigação, nos Estudos de Design ou outra dentro do âmbito mais abrangente das Belas Artes, como a conservação de museus e do património artístico. Define-se assim um vasto leque de possibilidades de emprego e de trabalho como a seguir se descreve.
Designer de produto para a Indústria que recorram a madeiras e seus derivados (marcenaria ou carpintaria), cerâmica e vidro, metalurgia e metalomecânica, plásticos, entre outras tecnologias, que se incluam nas diversas atividades de produção, tais como:
- Mobiliário, iluminação e outros equipamentos de interiores domésticos (cozinha, sala, quarto, casa de banho, etc.);
- Equipamentos para refeição (talheres, louça, etc.) e para a cozinha;
- Mobiliário e equipamentos de escritório, bem como ferramentas ou outros sistemas dedicados à área hoteleira, hospitalar ou outra atividade profissional;
- Equipamentos para a cidade e o espaço público (mobiliário urbano, iluminação pública, etc.)
- Equipamentos elétricos e/ou eletrónicos e de comunicações (eletrodomésticos, telefones, sistemas de imagem e som, computadores e equipamento informático, etc.)
- Elementos, equipamentos, acessórios para a construção civil (torneiras e equipamentos de casa de banho e cozinha, carpintarias, portas e janelas, componentes elétricos, revestimentos, etc.)
Designer de interiores ou de ambientes, incluindo espaços exteriores, fazendo intervenções ex-novo ou de preservação ou requalificação, abrangendo o seu equipamento, a sua disposição e implantação, iluminação, sinalização, revestimentos e acabamentos, etc., para os diversos fins, públicos ou privados, tais como:
- Comerciais (lojas, stands, pontos de venda, etc.)
- Culturais (museus, exposições, espetáculos, etc.)
- Empresariais (escritórios, open-spaces, assim como locais de trabalho especializados, comerciais ou industriais)
- Hoteleiros e hospitalares (restaurantes, hotéis, lares, clínicas e hospitais, etc.)
- Exteriores (espaços urbanos, jardins e parques, esplanadas, etc.)
- Domésticos
Saiba como se candidatar a este curso aqui.