40 Anos do Ensino Público do Design em Portugal — Apresentação do Livro “José Brandão, Designer”
12 JANEIRO > 16H00 I GRANDE AUDITÓRIO BELAS-ARTES ULISBOA
40Anos de Ensino Superior Público do Design em Portugal
APRESENTAÇÃO DO LIVRO JOSÉ BRANDÃO, DESIGNER
Faculdade de Belas-Artes | Universidade de Lisboa
GRANDE AUDITÓRIO – 12 JANEIRO 2016 – 16 HORAS
BÁRBARA COUTINHO
JOSÉ BRANDÃO
AURELINDO JAIME CEIA
VICTOR ALMEIDA
VICTOR DOS REIS
Sessão pública evocando a criação das licenciaturas em Design na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, na sequência do 25 de Abril de 1974.
José Brandão integrou a primeira equipa de docentes da licenciatura de Design de Comunicação. O seu livro, coordenado por Aurelindo Jaime Ceia e editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta uma abordagem crítica da sua obra como designer e sublinha a importância do seu trabalho como docente na ESBAL e, mais tarde, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Bárbara Coutinho, Directora do MUDE, Museu do Design e da Moda, fará uma leitura actual do percurso de José Brandão, personagem que completa, com esta edição, a perspectiva editorial da Fundação Gulbenkian sobre um conjunto de designers essenciais no pensamento e prática do design português – Sebastião Rodrigues, Daciano da Costa e Sena da Silva.
No decorrer da sessão será lido um texto de Rocha de Sousa, pelo Professor Aurelindo Jaime Ceia.
Rocha de Sousa fez parte da equipa que, com Luís Filipe de Abreu, Rogério Ribeiro e José Cândido, estruturou em 74/75 as licenciaturas de Design na ESBAL. Para além do trabalho criativo na articulação das diversas disciplinas artísticas, teve uma actividade exemplar na qualificação institucional da Escola.
Victor M. Almeida é o Director da Área de Design de Comunicação das Belas-Artes ULisboa.
Victor dos Reis é o actual Presidente das Belas-Artes ULisboa.
Pequena nota biográfica
José Brandão (Nova Iorque, EUA, 1944) é um designer português com actividade desde 1961 e docente universitário entre 1970 e 2011.
Em 1960, ingressou no curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e, em 1964, começou a trabalhar no atelier de Daciano da Costa, onde permaneceu até 1966. Em Paris, trabalhou no atelier de Sylvie Joubert.
Em Londres, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1967-71) licenciou-se em Design Gráfico. Trabalhou (1971-75) para Keith Cunningham, Douglas Kelly Associates e para o Imperial Group.
Regressou a Lisboa em1975 onde passou a trabalhar por conta própria tendo fundado em 1982, juntamente com a mulher Salette Brandão, o B2 Atelier de Design, onde ainda mantém intensa actividade.
Foi um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Designers em 1976, onde exerceu diversos cargos na Direcção e na Assembleia Geral.
Entre o ano lectivo de 1976-77 e 1995, foi docente da cadeira nuclear no Curso de Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
A partir de 1995, exerceu actividade docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA/UTL), até à aposentação em 2011.
_Prémio “A Melhor Exposição” pelo comissariado e organização, atribuído pela APOM à exposição “Sebastião Rodrigues Designer”, na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995.
_Prémio Nacional de Design (Carreira), atribuído pelo Centro Português de Design em 2000.
_Prémio Carreira, atribuído pelo Instituto Politécnico de Tomar em 2009.
_Grand Prix de l’Art Philatélique Européen / Grande Prémio da Arte Filatélica Europeia, atribuído pela Presidência da República Francesa em 200
_Prémio Distinção por Mérito, atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa em 2010.
_Emissão filatélica “Europa”. Escolha do cartaz “Festival Internacional de Teatro” para integrar a emissão filatélica de quatro selos subordinados ao tema “A Arte do Cartaz” em 2003.
_Agraciado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 2006.
A revista italiana Domus, na sua edição de Dezembro de 2015, em papel e também online, publicou “The 2015 Guide to Europe’s Top 100 Schools of Architecture and Design” . Neste Guia a Domus coloca os cursos de Design da FBAUL como dos melhores da Europa (ver http://www.domusweb.it/en/news/2014/12/16/domus_guide_2015.html).
Para aceder ao “2015 Guide to Europe’s Top 100 Schools of Architecture and Design” é necessário subscrever e fazer log in.