15ª edição galerias abertas belas-artes
28 > 29 MAIO 2022 > 14h00/19h00 I FACULDADE DE BELAS-ARTES
Este ano acontecerá a 15ª edição das Galerias Abertas das Belas-Artes.
As GAB-A são um evento que promove o diálogo entre os jovens criadores, criativos e com todos aqueles que por arte se interessam. As portas da Faculdade de Belas-Artes estarão abertas ao público nos dias 28 e 29 de maio a partir das 14h00 até às 19h00.
Entrada gratuita.
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela Faculdade através de fotografia e vídeo
Podem seguir também a conta de instagram dedicada à 15ª edição das GAB-A: @galeriasabertas2022
Caso existam dúvidas relativamente ao funcionamento deste evento, podem contactar galeriasabertas2022@gmail.com.
As GAB-A são um fórum de discussão e mostra de jovens artistas, produtos de investigação artística e obras em contexto de ensino superior artístico público, integrados no espaço físico onde são pensados e produzidos.
O evento não consiste numa exposição comum em galeria, museu ou centro cultural. É a abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que a Faculdade de Belas-Artes contém, num contexto embrionário com espírito de oficina, atelier ou estúdio.
Nas GAB-A estão presentes os jovens autores. É um fórum/feira de arte atual que proporciona a troca de experiências, a aplicação de conhecimentos artísticos e a sua relação e partilha com o exterior.
Todos os alunos são convidados a participar, pelo que a sua presença depende inteiramente da sua vontade. Não é efetuada seleção de obras, pelo que cada um é responsável por realizar esse tipo de decisão de forma autónoma relativamente ao seu trabalho e de acordo com o espaço disponibilizado no evento.
São estabelecidas pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino. Os espaços são partilhados entre alunos que frequentam a Faculdade há alguns meses e alunos que a frequentam há muitos mais anos (licenciandos, mestrandos e doutorandos).
É um momento de experiência e aplicação dos conhecimentos, separado do sistema de aprendizagem específico de cada unidade curricular. Será ainda necessário não confundir este evento com uma exposição de escola, seja escola aberta ou exposição de alunos finalistas, porque ele trata apenas da abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que este edifício contém.